Entre Israel e Palestina, quem tem razão?

Entre Israel e Palestina, quem tem razão?

Show Video

O conflito, entre israel e, palestina. é um desses conflitos que parecem, insolúveis. Você certamente já viu parte, desse conflito. Volta e meia o ramais, lançar bombas sobre israel, matando. Civis israelenses. Inocentes ou. Então israel lançou, uma ofensiva, militar. Sobre a faixa de gaza o, subsídio, jordânia, também matando. Civis árabes, inocentes. Algumas vezes parece que o conflito arrefeceu. Dupla esfriada. Mas logo em seguida arruma. Uma coisa, e retorna, o conflito, sempre, com mortes, de civis totalmente. Desnecessárias. E cruéis devido. A atos, de grupos mafiosos de, parte a parte hoje, israel parece. Um estado mais consolidado. Garante, alguns direitos individuais. De forma mais séria e, tem uma economia mais, liberal, dos muçulmanos na palestina controlada pelo ramais, parecem. Restritos. Ataques, terroristas, usam, crianças como escudo, humano jovens, como homens-bomba, suicidas para. Explodir, em cafés, e restaurantes. O apoio, da maior parte do mundo civilizado ea, suposta, posse, de armas nucleares, por israel torna, israel um alvo visto como quase impossível para. As marchas estatais, vizinhas. Apenas, terroristas, malucos, ainda, buscam, atacar, enfim parece, que os ramais é o deivid lutando, contra o golias israelense. Tem alguma coisa que não ficou boa nessa comparação mas, deixa pra lá de qualquer forma, quem estuda história dessa região sabe, que isso é algo relativamente. Recente. Por muitos e muitos anos a disputa, foi de igual para igual e, muitas, vezes com israel sendo. A parte, em desvantagem. Sim no início israel é o david lutando, contra o golias árabe. Da região agora. Analogia, que ficou melhor em de fato quem primeiro, recorreu, a métodos terroristas, na, região foi. Então incipiente, estado. De israel bem, no início os, primeiros homens, bomba, lá eram, israelenses lá. Na década de 1940, e, 1950. Enfim entre, esses dois estados não têm ninguém bonzinho. Como todos, os demais estados, são, apenas duas máfias, querendo, explorar ao máximo as, pessoas, que moram naquela região. Antes. De continuarmos, o vídeo aproveite, para curtir e, se inscrever, na página clique, no sine para ser avisado de novos vídeos.

Entre. Israel, e palestina. Quem tem razão. é. Um caso interessante porque. Como, já explicamos, não, existe. Lei positiva. Coercitiva. Internacional. Ao contrário, os países que, usam apenas e exclusivamente, lei. Juiz naturais, e contratos. Legais, aceitos. Voluntariamente. Todas, as disputas entre, estados são, resolvidas, assim embora, mais, indivíduos, ainda sejam, os perseguidos. E expropriados. Dentro. Do estado, com a justificativa, de que isso é necessário para, segurança e para a justiça. Os estados, em se vivem. No capitão não existe, lei obrigatória. Que o brasil, tenha que obedecer. Não existem tribunais. Obrigatórios. Apenas leis. Voluntárias. E tribunais, voluntários. Não existem em tributos. Obrigatórios. Apenas valores. Pagos, dentro de acordos voluntários. Lembre se a onu, não é um governo de governos, porque país, nenhum é obrigado. A fazer parte, da onu, ela tá mais para uma agência de segurança, voluntária a, nata capitalista. Ninguém, é obrigado sequer. A acatar. As resoluções dela. Então no final das contas tudo, que existe, de fato, é um anarcocapitalismo e. Veja como ressaltamos. A justiça. A nata capitalista. Voluntária. Com base em autodefesa e, princípios. Legais juntos, naturais, funciona. Não é perfeita, porque nenhuma justiça, é perfeita, mas resolve. Os conflitos de, forma muito. Mais perene. Do que qualquer justiça. Estatal. E quanto, mais informação, é disponível. E barata, mais, os métodos anarco, capitalistas. De resolução, de conflitos, ficam, melhores. Ninguém, precisa, de estado para nada, vamos supor que israel, e palestina. Fossem, dois indivíduos, que vivem no capitão, como, resolver, esse conflito sobre, a terra de lá considerando. Esses princípios, naturais, quem. Tem razão, existem, diversos, argumentos, aí por exemplo algo, que se discute algumas vezes, é de, quem seria, a apropriação. Original. Das terras. Quem chegou ali primeiro. Expliquei, no vídeo, existe, propriedade, privada sem um estado, que as regras para apropriação original, e propriedade, legítima são, bem claras.

O Principal. Argumento de, israel sobre, propriedade. Refere se, a estela, de meta, que é um registro, em texto, egípcio. Datado de cerca de mil e 200, antes de cristo uma. Estela, é uma placa, comemorativa que. Os faróis se gabavam, de por exemplo ganhar uma guerra. Essa estela, em particular. Foi criada, pelo faraó erné. Pitta que foi um faraó da 19ª. Dinastia na. Verdade ele foi o último grande faraó, da última, grande dinastia. Do egito, depois da 19ª, dinastia foi. Só decadência. No egito, na, verdade, esse faraó foi herdeiro, e, neto, do grande ramos é segundo. O rame sesso o grande, que foi talvez o, maior faraó, egípcio. De todos os tempos, certamente, o, maior do novo império do egito, anos é segundo reinou, por, 67. Anos ele morreu aos 90. Anos de idade teve. Centenas, de filhos, dezenas. De esposas, como era padrão no egito, casou, se com algumas de suas filhas. Algumas de suas irmãs. Ele foi tão longe vivo para época, viveu até aos 90, anos em uma época que a expectativa, de vida do ser humano era, de 40, anos que todos, os seus filhos, já haviam morrido quando, ele morreu então, o seu neto merneptah, acabou. Herdando o, trono do egito, incrível, imaginar que houveram várias gerações de, egípcios, que nasceram, e morreram sob. Um único faraó, o rame sesso grande. Bom o fato é que meta, deve ter sofrido uma grande pressão, para suceder, o faraó tão notável, que ele fez um governo bem razoável, também seus, principais, feitos, foram, derrotar, os líbios, no oeste. De fato, a maior parte. Da estela, de meta, é dedicada. A comunicar. A vitória, sobre os líbios, a oeste, no finalzinho e resolve falar sobre suas vitórias a, leste, celebra, a vitória sobre, várias tribos, da região da palestina. Fillon, jeser ea no ramo inclui. A famosa frase que, celebra, sua vitória, sobre os israelenses, os, israelenses. Foram destruídos. Sua, semente, não existe, mais, isso provaria que havia, um estado, de israel ou, pelo menos uma tribo. Um grupo de pessoas, na, região da palestina com. O nome de israel na, época ou seja 1.200, anos antes de cristo só, por curiosidade vou. Abrir aqui um parêntese, sobre história do egito. Nada a ver com nossa história mas nené pitta foi também o faraó que brigou contra, o cip pouco as pessoas do mar, não sei se está familiarizado.

Com Um evento histórico chamado, colapso. Da idade do bronze. Nessa época em torno de 1.200 antes de cristo várias. Civilizações da. Região, sucumbiram. Os minuanos que, era uma grande civilização da, região da grécia, subiram 11, títulos, que foram o grande império, onde, hoje é a turquia também. Sumiram. No ar todos, eles alegam, inscritos, que foram invadidos. Pelo cip pontuou pessoas, do mar supostamente. Um povo, que chegou de navios, invadindo, geral, e destruindo, a sociedade, lá ninguém sabe direito porque ficaram muito poucos registros, mas todos, os grandes impérios, acabaram. Foram, destruídos, pelos e pipo único, que sobreviveu, foi o egito e mesmo, eles ficaram tão fracos, depois disso, que jamais, voltarão, a ser um grande império, tão, poderoso, quanto na 18º 19ª, dinastia se o final da 19ª dinastia ming. Ginásticas, a partir da 20ª, foram todas fracas, e alguns, séculos adiante foram. Finalmente invadidos. Conquistados, por alexandre, o grande iniciando. às dinastias, ptolomaica. No egito, ou seja os gregos, passaram. A governar. O egito e isso durou até próximo, do ano zero ou seja 30, anos antes de cristo, antes do grande jc, fazer sua entrada lá, no oriente médio. Júlio césar, e cleópatra tiveram. Aquele bafafá todo lá no egito e coisa e tal e no final o egito foi conquistado, pelos romanos do, imperador, augusto, acabando. De vez com, o egito o egito acabou só, voltou, a existir com um país no século 19. Bom então fecha, parênteses. Sobre, essa história do egito, o importante, notar, até aqui é que pelo registro. Dos egípcios. 1.200, anos antes. De cristo já, haviam faraós, falando, de israel. Um povo, que vive naquela região, lógico se você é cristão também, sabe, que a bíblia, deixa claro, que a região era dominada, no passado, por israelenses, em um ponto de vista até, pela história humana, é claro, que na origem. Jerusalém. Ea região no entorno é habitada, pelas doze tribos judias, pelo estado judaico de, israel comandado, pelo rei davi. Depois fui sucedido pelo, filho dele salomão, na antiguidade você, conhece a história de jesus cristo reclamou. Dos judeus do tempo, que só queriam dinheiro e, tal daí criou uma outra religião que no força. E alguns anos depois no. Império romano acabou. Dominando, todo, mundo ocidental até, hoje, o cristianismo, ainda é a grande religião. Do, mundo ocidental. Mas lembre se que o argumento, da apropriação primária. é sujeito. A prescrição, explicando. Esse conceito, no vídeo, quais terras são dos índios de fato, o fato de alguém ter sido, proprietário de, uma região, antes, no passado, não significa. Necessariamente. Que, tenha tal direito hoje, 1º, após ter vendido o terreno para, outra pessoa, depois se, não reclamou, aquela terra por um tempo, significativo. Significa. Abandono. Propriedade. Privada. Atual, se presume. Válida. A menos, que alguém aponte, vícios. Claros, na aquisição, e de fato, quem expulsou os, judeus da região não foram os árbitros foram os romanos com. As duas, instituições, do templo, de jerusalém 1o, anos, 70, depois de cristo e depois a última, e definitiva derrota. Dos, judeus para os romanos em 135. Depois de cristo que iniciou, a grande diáspora judaica, os, muçulmanos, bem dizer nem existiam, ainda o, povo, da região quem. Não era judeu um romano, ou seja os árabes, seguia um sem-número de religiões, politeístas que. Derivavam, ainda, religião egípcia ou. Pagam, humana ou de outras religiões que havia ali antes mas haviam vários cultos diferentes. Todos eles politeístas. E baseados, em adoração de status, só no século 6. O que maomé afundou. A primeira, religião monoteísta, da. Região e que teve um enorme sucesso isso. Foi algo realmente inesperado, porque. Os cristãos tentaram. Catequizar. A população, da região embora. Tenham tido muito sucesso no, egito, até hoje tem a igreja cristã, copta do, egito muito forte, lá e vários outros países do, norte da áfrica eles. Não tiveram, o mesmo sucesso no, oriente médio, se achava então que a população, de lá seria incapaz. De uma religião, monoteísta e. Coisa e tal mas maomé, provou e cerrado. O erro era que os cristãos, queriam impor a sua religião monoteísta que. Não tinha uma ligação cultural, com, o pessoal aqui da região chega, a ser curioso que judeus consideravam, moisés, o principal, profeta, cristãos, vieram, e falaram que ok, moisés, é um cara legal mas, profeta. Mesmo, é jesus cristo, daí vieram os muçulmanos, mais, uma recursão, da coisa, ok moisés.

é Um cara legal, jc, é um cara legal mas, profeta, mesmo é mal né, mal posso esperar pela próxima recursão dessa coisa o fato é que uma religião única. Uniu, à população, árabe, uma forma muito mais forte. O que havia antes. Ao invés de vários, emirados, e principados. E reinos, isolados, que haviam ali que brigavam. Muito mais, do que concordavam. Em alguma coisa, criou-se uma visão, de povo árabe, muçulmano. Bem definido, uma cultura. Que as pessoas faziam parte dela de forma muito forte. Se maomé, reuniu, os árabes, na península arábica, ainda, em vida o governo toda a região a partir de meca, com sua morte em, 632. Seguiram-se, os quatro, grandes califas. Ou sucessores. A palavra, khalifa, significa, literalmente, sucessor. Ou seja era um sucessor, de maomé. Todos, eram parentes ou, amigos próximos, do, profeta. Esse período foi chamado de califado. Rashidan o ortodoxo. Durou. De 632. Até. 661. Nesse período cresceu, rapidamente, até. Englobar, praticamente todo. O oriente médio mas. O egito, e norte da áfrica desde, o que hoje é o irã até, a líbia. Lógico, nessa época. Região hoje conhecida como, palestina. Passou, a fazer parte desse, califado. árabe, muçulmano. Se você parar para pensar o, crescimento, do islã foi muito, mais muito rápido. O judaísmo foi, uma religião significativa. Na região da palestina é, até hoje uma religião muito importante, para seus seguidores mas, jamais, se, propagou, para um grande império o, cristianismo, foi criado, no ano zero mas só lá pelos anos 200. Ac passou a ser uma religião, significativa. No mundo romano, egito. E só se tornou a religião, oficial do, império romano em. 380. Depois de cristo ou seja já, no século 4, então, 400. Anos após a criação do, cristianismo, é, que passou a existir um grande império, cristão. Maomé. Começou, a pregar sua religião, no início, do século 7 no. Ano 610. Algumas. Dezenas de, anos depois ainda, no século 7. Nos humanos já controlavam. Todo, o oriente médio o, egito. Norte da áfrica, impressionante. O califado, a china foi criado por um amigo próximo de, maomé habuba, khan que foi eleito, por uma assembleia de notáveis e. Assim durante esse período o. Califa, apontava. O califa seguinte, sempre, dentro os amigos, próximos, ou parentes. De mão mesmo mas então houve um problema, o terceiro, khalifa, hoffmann, foi, assassinado. Em, 656. E, então assumiu. O califa, ali o quarto, dos grandes califas, que eram próximos a maomé ali, era primo, de mal né mas haviam dúvidas, acerca, das circunstâncias da. Morte de, um fã então, houve uma guerra civil dentro, do islã, com a morte de várias pessoas de, lado a lado no final o próprio ali foi morto, e ganhou essa guerra civil o califa, wall e que. Era também primo. De maomé, disso resultou, o fim do califado, rashidan ou ortodoxo. E o surgimento. Imediato, de outro califado. úmida. Que durou de 661. Até, 750. Dessa vez foi estabelecida. A hereditariedade. Com. Khalifa seguinte, sendo o filho mais velho do califa anterior. A capital, do califado, também foi movida de mac para damasco e se foi sob o ponto de vista da, unidade, muçulmana. A época de ouro nessa. época até a península ibérica foi, conquistada, pelos muçulmanos que, passaram governar, a maior extensão, territorial, sob. Controle, de um único, khalifa, de toda a história era, um califado enorme. Vai desde o que hoje conhecemos por, portugal, espanha, em todo, o norte da áfrica oriente. Médio várias. Regiões do cáucaso até. O paquistão tudo. Sob o domínio de um único, khalifa, o califado, comida. Seguiu, unificado. Até 750. Quando. Então aconteceu, o golpe de estado em, que um dos descendentes de, um tio, de maomé chamado, abas, matou. Todos, os herdeiros dessa, dinastia, úmida. - um que fugiu, para a one da luz, ou seja para a península ibérica então. Na verdade o, califado, o nome ainda não acabou, e 750. Ele continuou, funcionando mas, só na península, ibérica até. O século 11, quando, ouviu a famosa guerra da reconquista quando. Portugueses, e espanhóis retomaram. A península, dos muçulmanos mas. Após, o ano 750. O restante. Do mundo árabe passou, a ser controlado. Pelo califado. Do abaixo, ou seja o califado a base, da que por sua vez durou, até o século 10, ou seja até quase, um ano mil, mas essa foi a última vez que houve um controle, o único, entre toda essa região depois.

Disso Começaram surgir várias divisões, todo mundo muçulmano mas várias lideranças, diferentes, locais. Não, havia mais um comando, único, do mundo muçulmano, é todas essas brigas, desde o califado rachid, é que geraram, as diversas divisões. Que existem hoje. Ainda entre. Os muçulmanos. Você já deve ter ouvido falar, dos xiitas, verso sunitas. Versos e batistas, e por aí vai, essas divisões afora ainda hoje, dentro do mundo muçulmano. Essa divisão durou, até o século, 16, quando, o império otomano que. Lembre, se tem origem, no ou são guerreiros mongóis, que conquistaram. A boa parte, daquela área os, otomanos então, não é eram uns, humanos. Pelo menos não na sua origem, era invasores, mongóis. Mas é fato que após, algum tempo a, maior parte dos sultões otomanos foram. Convertidos. Para, o islã, pode-se dizer então que o domínio, muçulmano sobre, a palestina durou. Até o fim do império otomano. Ou seja, até o início. Do século 20. Nessa época o império otomano desmanchou-se. No ar depois da primeira guerra e inglaterra ea frança passaram. A dominar a região não houve conquista, está o império otomano se, desmanchou. Completamente. E inglaterra simplesmente. Tomou, conta, da região então. Um outro argumento que se usa, é o tempo, de uso supostamente. Israel. Era dono da palestina. Do século, 11 antes, de cristo, até o século primeiro. Depois de, cristo ou seja aproximadamente. Doze. Séculos. Ao passo, que os muçulmanos, foram donos da palestina, do século, 6º depois. De cristo até, o século, 20 depois de cristo ou seja aproximadamente. 16. Séculos então, argumentos, para todos os lados aí israel, tava lá primeiro mas usará disse estavam lá há mais tempo, e, lógico a contra argumentos, para tudo isso há quem diga que é estela dm reta, não desnecessariamente. Que, israel, existia, naquela região. Há quem diga que o império otomano era. Essencialmente, circular, nem todos, os sultões otomanos eram. Muçulmanos, portanto, não seria a dominação muçulmana e, no final é um monte de argumentos sem qualquer base. No direito juiz, natural e, lembre-se não existe. Direito positivo. Entre países. Esse papo de resolução, da onu coisa. E tal isso é tudo opcional. Em 1947. O fim da segunda guerra à região que hoje compreende israel. Palestina. E jordânia estava. Então sob o controle da inglaterra. Os ingleses mantinham, lá um governo, como em várias outras colônias, mas, na, região moravam judeus muçulmanos e, cristãos em. Perfeita, paz na, época, a verdade, é que a inglaterra estava. Querendo sair. De lá por interesse próprio a, inglaterra diz fez de todas, as suas colônias, que possuía, então não fui à onu que obrigou a inglaterra. Medeiros territórios. O que criou o estado, de israel foi, a inglaterra que, queria ceder, os territórios.

E Queria fazer isso para árabes, e judeus ea, onu apenas. Reconheceu. A existência do. Estado de israel. A assembleia, geral da onu então, presidida, por um brasileiro diga se de passagem. Você já deve ter ouvido falar, de osvaldo aranha extremamente. Comovido, com a história dos, campos de concentração eo, holocausto e, coisa e tal tomou. Essa decisão. Osvaldo, aranha foi quem presidiu a sessão da onu que reconheceu. O estado, de israel em. Votação, por maioria de dois terços dos, membros lógico. Avião, muito mais armas, do que judeus na região assim. Quando os britânicos, entregaram. O controle do, seu território na região fizeram, um justo, como haviam mais árabes entregaram. 80%, do, território para. Usar, a bicicleta quando o estado, da transjordânia. Que, hoje chama se apenas jordânia. E 20% para, os judeus criando. O estado de israel em. 14 de, maio de 1948, os. Britânicos, entregaram. De livre e espontânea vontade, o. Território. De israel para, ben gurion o primeiro, presidente, de israel mas entregaram mais ou menos assim tome boa sorte se viram os ingleses, estavam loucos, pra sair dali o mais rápido, possível. Lógico, os árabes não gostar mesmo, tendo ficado uma grande parte. Do território da jordânia eles. Ainda achavam, que tinham direito, a todo, o território. Imediatamente a jordânia invadiu, a área chamada de cisjordânia. Ou oeste bem a região onde fica jerusalém. Eo egito que nessa época já tinha se tornado um, estado, independente também. Muçulmano. Invadiu. A faixa de gaza pelo, sul, lógico a intenção, deles era tomar todo, o território. Mas o incipiente, exército. Israelense. Conseguiu, repelir. Tais, intenções. Mais que isso conseguiram, adentrar no, território, da cisjordânia até. Jerusalém, recapturando. A parte oriental dela. Mas tudo a muito, custo com a ajuda até, de grupos terroristas e, milícias, paramilitares como. Agnaldo. Ao mar. Ou seja eram terroristas. Israelenses. Havia um homem bomba israelense havia. Todo tipo de terrorismo de, israel. Com muito custo conseguiram. Manter, sua soberania sobre, uma parte significativa, do, território que, havia sido cedido pela inglaterra. De fato olhando para o passado é, quase um milagre que, o estado de israel tenha, sobrevivido, aos. Primeiros, anos desse, conflito e. Houveram muitos, conflitos, desafiadores. Na região, para israel e seus vizinhos árabes. Desde. 1948. Até. 1977. Quando. Houve a guerra dos seis dias nos, estados vizinhos, fizeram todos, um pacto, pela destruição, de israel várias. Guerras foram travadas, ali mas a guerra dos seis dias foi decisiva. Nessa ocasião quando, os estados árabes iniciaram. Mais uma campanha, para destruir o estado de israel houve. Uma reação à, altura. Israel, de fato surpreendeu. Os seus vizinhos, que achavam, que eles vão apenas se defender, como fizeram das outras vezes mas, não o, general no xxiii am lançou uma ofensiva com. Aviões modernos, e tanques, preparados para. A areia e dessa forma conquistou. Toda, a península do sinai e, só não tomou, o canal de suez do egito, porque foi, pressionado por, franceses, ingleses a. Não fazer isso ainda, simultaneamente. Israel. Tomou, as colinas, de golã na síria ea. área da jordânia. Reconquistando. Todos, os territórios, iniciais. Que possuía, e mais, territórios em seus atacantes no, final israel. Aceitou, um tratado de paz em que devolvia todos esses territórios para. Os estados, árabes vizinhos. Em troca de paz deve ser deixada, em paz por esses vizinhos desde essa derrota fragorosa, os. Estados, vizinhos a israel se tornaram, menos agressivos. Embora jamais tenha, reconhecido. A existência e. Legitimidade, do, estado de israel, hoje a violência geralmente. Vêm, apenas de terroristas. De pequenos, grupos internos. Na região o, ramais, o rebolado, e ameaças, do irão que não é um vizinho, de israel, mas é o único estado, árabe que ainda fala abertamente, em. Erradicar. Israel, no final se, israel, palestina, fossem pessoas. Está claro, que o território, foi entregue, pela, senhora inglaterra. Para o senhor israel israel. Delimita. E defende, tal território ele, não invadiu este território aquisição. Foi legítima, a mas os ingleses tomaram dos otomanos, de fato não porque o império otomano simplesmente. Sucumbiu, e nenhuma liderança no, sul mano defendeu. Seu território, a inglaterra simplesmente. Tomou posse, da região praticamente. Sem. Nenhum conflito. Portanto, a propriedade. Da inglaterra. Sobre o terreno, não pode ser contestada. E se os ingleses e entregaram. Esse terreno, para, israel do, meu ponto de vista pelo. Direito natural não, importa, quem era dono antes de cristo, no século 10.

Tudo Isso prescreveu, o que importa, só foi que a inglaterra entregou. O território. Para, israel, mas é muito importante notar uma coisa, governo. São entidades mafiosas. Todos, eles o estado da palestina o, ramais, do estado de israel um, estado não. Tem propriedade sobre, o seu território por, que ele não usa. Aquele território ele. Pode até delimitar. E defender, mas ele não usa, e para ser proprietário. Você precisa, de limitar, defender, e usar. O território ele, pode até ter direito sobre as partes. Do território que, ele efetivamente, usa. Por exemplo os, prédios, públicos os quartéis. O resto, das áreas propriedades. Das pessoas. E as áreas destinadas a, passagem. Ruas, etc, quem usa são as pessoas eo, roubo de imposto, não se qualifica, como um suposto que é uma agressão contra essas pessoas. Em tese poderia. Haver, um contrato, de cessão onerosa, mas. Não existe, tal contrato. E no momento alguns, proprietários assinaram. Contrato. Qualquer com, o governo, então, como, não há contrato. De cessão explícito. Entre estados, e cidadãos, o estado só, é teoricamente. Dono. Das áreas, em que ele faz, uso direto. Portanto, existe, uma solução fácil. Para trazer, a paz na região para, saber quem é dono da área da palestina. Cada pessoa é, dono da sua respectiva propriedade. Privada. Sejam, essas pessoas, judias os muçulmanos, cristãos ou, seja lá o que for, os parasitas terroristas. Da região tanto, ramais, quanto o hezbollah contra, autoridade, palestina. Quanto o estado de israel são, todos, ilegítimos e, devem, desaparecer mas, não não estou pegando violência. Fiquem tranquilos, que a solução, da região, não será a solução de, um estado nem. A solução de dois estados será. A solução de zero estados, e ela está muito mais, próximo, do que você imagina. Obrigado. Por assistir nosso vídeo comente, abaixo se tiver dúvidas, ou sugestões de novos temas.

2019-07-25 22:38

Show Video

Comments:

12:40 Quem conhece a Mia sucessora do Xvideos?

cade a parte 2 com a explicaçao do porquê o fim dos dois estados esta proximo ? kkkkkk

Anarcocapitalismo é a terra plana da economia e ciências sociais e humanas . Vcs não tem noção de nada , não sabem como funciona o mundo .

Vídeo muito bom!!

Eu fiquei com MUITAS dúvidas quando você disse que pra uma propriedade ser válida ela precisa ser "utilizada" e se não for reclamada por um "tempo significativo" ela não é mais válida. Como assim? Isso não basicamente valida um dos argumentos do MST? Dizendo que uma grande porção de terra rural é improdutiva, não cumpre "função social" e não tem basicamente ninguém reclamando aquela terra ou defendendo ela por um longo período de tempo e justamente por isso eles conseguem morar lá às vezes por anos sem serem notados. E aí, como fica essa história? Outra coisa: digamos que eu tenho uma porção de terra/uma casa numa região ancap e eu pago uma taxa legítima consentida lá pro dono do território maior (tipo um IPTU). Se eu ficar uns 30 anos bem longe daquela terra/casa pagando minhas taxas, ela está deixando de ser minha propriedade legítima porque não tem ninguém fazendo uso dela??

Mais um erro! O fim do califado ortodoxo na verdade foi o seguinte: após a batalha do camelo, a Facção de Ali fez uma acordo com a facção de Muawiah em que ficava acertado que Ali reconheceria Muawiah como califa, apesar dele ter dado um golpe no governo de Medina e sequestrado o império para a capital de Damasco, em compensação, Muawiah deveria nomear o filho de Ali para sucedê-lo. No fim das contas Muawiah traiu ali, deu mais um golpe e matou seus dois filhos e sua dinastia reinou até quando mercenários turcos deram outro golpe e mudaram a capital para Ankara.

Maomé nunca governou a região apartir de Mecca. Sua sede era onde hoje fica a mesquita do profeta em Medina. Maomé teve qye fugir deMecca para não ser morto justamente porque os árabes estavam furiosos porque ele estava jogando os árabes uns contra os outros atrapalhando alianças, acordos comerciais e até mesmo famílias.

Antes do Islamismo, os árabes tinham uma "visão de povo" tão grande, mas tão grande, que tinham toda sua história registrada desde a saída do Yemen após o desabamento da barragem de Marhib mil anos antes. Além disso tinham um sistema de tribos e clãs muito bem estabelecido com uma gigantesca rede de alianças e contatos comerciais que ia do Yemen ao mediterrâneo e da áfrica a china. Não foi a religião que criou a identidade, foi a espada! ou aceita, ou paga a Gizya, ou cortamos sua cabeça e escravizamos sua família. foi simples assim.

Mais dois erros: Quando o egito foi islamizado através da guerra, ele era totalmente cristão e não pagão além disso Maomé estava morto a quase dez anos. Quem comandou a guerra contra o Egito e contra os Bizantinos Foi Omar Ibn Kattab.

Maomé fundou a primeira religião monoteísta da região?? -nada disso meu jovem! A arábia era terra de judeus a mais de 1000 anos quando Maomé surgiu! tanto é que Medina não se chamava Medina mas sim Yathrib! e era governada por um três tribos judias, Banu Nadir, Banu Quraya e Banu Qainuqa! O próprio Maomé foi inspirado por monoteístas anteriores, tanto é que ele chamava sua Religião, não de Islam mas sim de "tawid" que ele afirmava ser o monoteísmo puro. E nem mesmo o Tawid foi uma inovação maometana visto que essa tradição chegou a Maomé por um pregador que existia em Mecca na época, chamado Zaid Ibn Amr.

antes de existir israel e os países árabes, ainda na época do império otomano, os árabes massacravam os judeus por puro esporte, além disso, sunidas e xiitas se matavam e ambos matavam persas! Todo mundo ali se odiava desde o séculoVII e a violência era constante. Foi justamente por isso que os ingleses resolveram separar o território otomano em países separados. Essa ideia que antes da partição existia paz é um completo absurdo, vide o genocídio dos armênios ocorrido antes da 1ªGM.

melhor vídeo que há vi sobre o assunto, sério mesmo

Não chegam 2% de qualidade.

Eu tive vários professores de História, mas nenhum deles tiveram a mesma paixão como você transmite História Geral.

Merece ser visto e revisto por cada inscrito.

CLARO ISLAMISMO COMEÇOU, COMEÇOU, COMEÇOU COMO ESTADO, DOIDO.

sugestão para o tapa libertário do próximo vídeo, o caso do juiz que concedeu a guarda do menino ao pai, por ela(mãe)morar em comunidade,e de que o menino precisa da figura paterna...é pra acabar...

Parabéns, excelente material histórico, com uma visão holística da situação.

Libertários tem muito em comum com os árabes. A gente tb não reconhece a legitimidade de israel kkk

Também temos uma diferença: não fazemos apologia de genocídio, muito pelo contrário.

A igreja catolica HOJE não obriga ninguem a seguir e não mata os que nao a seguem pq eles perderam poder, simples assim. É o mesmo que acontecerá com os estados e espero que com o islamismo tbm. Se tornaram incapaz de impor suas vontades a força e so os restará o convencimento. E uma ideia ilógico e sem sentindo como estado e religião cada dia mais se tornará difícil de agregar seguidores conforme a informação se difunde e se torna barata.

se aqui no brasil, conseguimos conviver em paz, pq esses bando de semitas não conseguem, pqp

Um dos melhores vídeos do canal, senão o melhor até agora.

Só lembrando que o IRÃ é um estado persa , até a língua que falam é persa ....e não é um estado árabe.

Que saudades dessa voz s2

Não existe ano zero. Passa-se do ano 1 a.C. para o ano 1 a.C. Obrigado pelo vídeo.

O Estado trata os indivíduos como escravos mas tratas os outros Estados como indivíduos? Hahahaha

Pq os outros estados possuem armas, por isso eles nos desarmam nos veem como escravos, ñ como individuos.

14:10 a peste se prolifera rápido mesmo

99% of the Jews are peaceful, non violent and tolerant to other religions. 99% of the Muslims are extremist and fundamentalist, violent and do not tolerate anybody that isn't just like them, that includes not only Jews and Christians but also Muslims belonging to other sects or even to different tribes or families. When the UN decided to split the land in 2 for the Jews and the Palestinians, all Arab armies attacked the Jews in response, non accepting the UN decision. They were defeated and shall pay the consequences. Now it will be more easy to understand the roots of the conflict , the actual results and who is right.

A guerra islâmica contra os judeus é um fato. O judaismo depois da guerra pelos imposto contra Roma nunca teve o objetivo de destruir os idolatras. Ex q os cananitas fenicios construiram o templo do rei Salomão. Inclusive trabalhavam junto no comercio marítimo. OS JUDES rejeitaram a conversão forcada e por isso são denominados como INFIÉIS da causa... O islamismo é uma doutrina perigosa que se associou com ditaduras como o nazismo. O ódio aos judeus deriva do seu primeiro lider palestino. Amigo de adolf Hitler apoiou e colaborou com o holocausto de judeus,gays eopositores sendo hoje apoiador de ditaduras comunista ou seja onde tem ditaduras é mais fácil de esconder sua verdadeira intenção. Nota: o islamismo é uma fraude. O próprio Alcorao diz que Alla cortaria a aorta de Maomé se ele inventasse uma falsa revelação. Alcorao 69:44-45 "Nós (os judeus) queríamos saber se vc é mentiroso para que nós libertassemos e se vc é um falso profeta" Bukhari 4.394 quando Maome destruiu a fortaleza de kheibar, assassinando os judeus e escravizando e estuprando muitas mulhereses resolveu tomar a filha do líder da tribo dos beni Nadir como trofeu Safiyah bint al Harith. Sendo que seu marido, pai, tiu, tribo comunidade judaica foram exterminados resolveu provar para si mesma se Maomé era profeta. Safiyah envenenou a carne de cabra que Maomé comeu e guspiu... Maomé diz a Aisha sua esposa antes de falecer: O Aisha, eu sinto dor na aorta causada pelo venedo que comi em Khaibar, nesse momento sinto como se minha aorta fosse cortada. Hadice de Bukhari 5.173 D-s existe nessa historia para provar que gente perversa como Maomé tenha sofrido 3 anos até comprovar que é falso. safiyah a menina judia estuprada e humilhada é a única que comprova que Maomé é falso. O islamismo foi descrito e é comprovadamente F-A-L-S-O

essa guerra que os globalistas querem, que o estado se meta para seus aliados entrarem em conflitos que pode gerar a terceira guerra mundia ...Guerras de países do Oriente médio.

Minuto 10:20 - Um erro grave, quem destruiu o primeiro Templo de Jerusalém foram os Medo-Persa governados por Nabucodonosor, O segundo Templo foi invadido e profanado pelos gregos, e reconquistado após uma guerra de quase 70 anos liderados pelos Macabeus e que originou a festa judaica de Chanuka. Os romanos destruíram o segundo Templo. Quanto a proposta para o fim dos Estados e assim eliminar as mafias que causam estas guerras não é tão simples. É preciso considerar que a religião mulçumana tem a ideia de que nenhum judeu pode viver. Isto é real, pesquise e saiba. A existência da religião judaica causa sérios constrangimentos a religião mulçumana. Quando Maomé elaborou o Islamismo ele considerava que o judaísmo era uma religião fadada a extinção, e, por conta disto agregou vários aspectos do judaísmo como de autoria mulçumana, porém como todos sabem o judaísmo já existia antes dos árabes terem uma cultura definida. A apropriação de Maomé só consegue convencer a gerações futuras se não houver quem demonstre que houve cópia.

@ANCAP.SU gostaria de acrescentar que sou teu fã, e inscrito no canal faz muito tempo. Seu erro histórico não mancha a sua conclusão libertária. Mas a coisa é mais complicada do que você pode imaginar. Sou judeu e conheço os árabes. Este é a nossa única arma contra os árabes pois sabemos como eles pensam. Os árabes vão tomar a Europa por causa deste detalhe, os europeus não sabem como pensam os árabes

Houveram 3 destruições do templo. Me referi as 2 últimas que foram ambas por romanos.

Pqp, guerreiros mongóis eu não aguento kkkkkkkkkkkkkk

Você tem razão. Coloquei uma errata lá no comentário fixado.

Então a Miha Khalifa é descendente de Maomé??

melhor vídeo q vc já fez. E me pareceu, de todos q já vi, o mais bem embasado e equilibrado sobre o assunto.

Esse video é realmente otimo uma verdadeira aula!

12:00 ficou faltando algum, tinha o Moisão, tinha o JC, mas e o Muhinho?? Tem alguém com medo?

Principal ingrediente que faltou foi: O problema não se resolve com supostas soluções coletivas de máfias Cada um cuidando de suas vidas liberdades pessoais e liberdades num contexto ético que será a grande e final diferença Assim espero.

Como assim faltou? Você não viu o vídeo!

visão libertária volta quando?

"Ela está muito mais próxima do que você imagina".... Caiu até uma lágrima aqui. Sonho meu viver em uma sociedade sem o estado.

((()))

Agora os mulçumanos tão tomando até a europa.

Peter, e aquelas areas que o Estado de Israel tomou de proprietários muçulmanos e entregou a outros proprietários judeus? De quem é a posse?

Caraca! Nunca aprendi tanta sobre a história da região quanto com este vídeo. Excelente!!! Parabéns.

Sinceramente, Israel, é Israel, realmente admiro muito aquele país. Acho que mesmo com um fim de fronteiras em Israel e o Fim do Estado, os Judeus teriam sérios problemas, eu realmente duvido que haveria uma conciliação, duvido que não aproveitariam essa "Brecha" para acabar com os Judeus.

Ótimo trabalho! Foi uma aula de história o que assisti hj... Parabéns!

Duas correções: o Irã não é um Estado árabe, e sim muçulmano. As colinas de Golã não foram devolvidas até hoje, tanto que foram uma das causas da guerra do Yom Kippur, em 1973.

FREE PALESTINE

Irã não é árabe, é persa

Caralho, como eu odeio o estado de Israel.

Expetacular, parabéns!

Um dos melhores vídeos

Pô, ele ainda insiste na música de fundo Kkkkkkk.

A carta de entrega da area ocupada pela Inglaterra... cita que os ingleses desistem da terra em prol dos Zionistas... viram a diferença?

Muito bom!!!! Cronologia perfeita

A ONU deveria ser banida desse universo.

Portugueses e espanhos n'ao retomaram, mas sim o imperio romano/papal retomou seu territorio. Eu reconhe;o teu trabalho e sei que [e preciso usar de tanto material para chegar as tuas conclusoes, mas n'ao vale apena for;a a barra principalmente sobre historia e religi'ao, ate porque acaba sendo um assunto, pois nunca ouvi falar em uma na;'ao ou civiliza;'ao sem religi'ao.

Religi'ao oficial do imperio romano/ n'ao [e o cotholicism? Fala pra me qual foi a religi'ao (deh nome aos bois) que Jesus mandou seguir? (certamente tu nunca lei a biblia pelo menos do comer;o ao fim).

Tu faz varios equivocos (espero que seja apenas equivocos) ao fazer afirma;'oes sobre religioes que nunca nem tu leu seus livros. Por exemplo a biblia tu nunca leu! (pelo menos de Geneses a Revela;oes) Pois como que um seguimentos que vale apenas para quem tem sangue de Abraham vai se-propagar em outros povos? (~Essa mulher n'ao era da semente de Abraham~ E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. Mateus 15:21-28).

Então, depois que Ló foi embora, prometeu o SENHOR Deus a Abrão: “Ergue teus olhos e observa bem, do lugar em que estás, para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15Toda a terra que vês, Eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 16Tornarei a tua posteridade como poeira da terra: quem tiver a capacidade de contar os grãos de poeira da terra poderá também contar o número dos teus descendentes!… Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. 18Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um iou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra. 19Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus. …

Queh` Mais uma coincidência? 1947? Oswaldo Aranha? Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos. Isaías 66:8

[E por acaso este texto? Ou a idade dele n'ao [e real? ~ _Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho Isaías 53:1-11

Jesus [e apenas mais um profeta de uma seguencia? Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, consultou seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é (O Messias)?” E eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; e ainda há quem diga, Jeremias ou um dos profetas”. Então Jesus interpelou: “Mas vós, quem dizeis que !Eu sou!?” …

Tu n'ao entende muito sobre a biblia, poque afirma que Jesus criou uma religi'ao e tambem que Jesus era profeta.

cara, como eu amo esse canal. História, informática, agorismo, dá pra aprender de tudo aqui. Nunca entendi muito bem essa história de Israel/Palestina, pq escola pública e mídia não ensina nada, só faz doutrinação; e youtubers não explicam direito porque estão sempre com medo de ofender alguém. Mas aqui eu finalmente comecei a entender, obrigado Peter ❤️

Como sempre Peter, só vídeos de qualidade

Genial Peter!

Que homem senhores ! que homem ! sou uma porta em história .. :p

A maioria das vezes eu só assisto seus vídeos, esse deve ter dado um TRABALHÃO pra fazer, parabéns.

Muito bom. Só discordo de se ter a tábua como referência temporal para a existência de Israel, já que além da Bíblia outras fontes, inclusive a própria escravidão e fuga do Egito têm registros já catalogados. Rolou um reducionismo.

Pois é. Evidências arqueológicas (inclusive escritas) não faltam.

Que aula de história, parabéns.

Muito bom!

Uma dúvida, pra eu ser dono de um território eu tenho que usar ele? Isso soou estranho ...

Cara, você está demais...

Os palestinos alguns, são bandos de otários. Tacam fogo nas plantacoes

Uai, acabou as férias?

O Cristianismo não considera Jesus como "o profeta mesmo", mas o próprio Deus encarnado

Verdade! Vou incluir uma errata!

Q saudade do bovino cadoso

Quais os livros indicados pra entender essa história?

Que "houve", não "houveram" em 5:58 e 22:19.

@ANCAP.SU Foi só um detalhe pouco relevante. O vídeo foi ótimo!

Eu já desisti do portugues... eu falo ancapuses que é parecido, mas conjuga o haver...

Ok, Moisés é legal, JC é daora, Maomé é zika, mas profeta mesmo é o Keanu Reeves.

que aula

Vc é simplesmente fantástico! A explicação mais aprofundada e didático que já existiu sobre esta questão.

Caraca, que vídeo foda. Fui obrigado a dar pausa no meio pra elogiar. Tá de parabéns.

Porra, que vídeo foda mané. Cês tão doido! Melhor que history channel.

Q videozao da porra

Parabéns Ancap su, obrigado pela aula.

Ora é óbvio que eu tenho razão.

É possível sonegar imposto usando ouro? Poderia fazer o mesmo com bitcoin porém é muito volátil pra eu conseguir manter meu patrimônio

Ouro é declarado se nao estou enganado. Tem outras moedas, alem do bitcoin. Criptomoedas nao sao declaradas devido a isso, nao incide imposto.

Muito bom Peter. Tive uma matéria na faculdade sobre história do Oriente Médio que foi bem factual e acho que todo o contexto histórico que vc passou estava correto, parabéns. Achei até que vc fosse entrar na etimologia do nome xiita (shia’t ali), mas esse não era o foco do video. Já a parte da doação da Grã-Bretanha para os judeus, foi algo que eu não sabia; aprendi algo novo. Parabéns!

"Aquele que não ama a própria pátria só faz peso na terra" frase *de um palestrante lá no quartel que to servindo durante o ano de alistamento

Esses 4 grandes califas são os 4 cavaleiros do apocalipse

● Judaísmo 1.0: Moisés; ● Judaísmo 2.0: Moisés e Jesus; ● Judaísmo 3.0: Moisés, Jesus e Mohamed; ● Judaísmo 4.0: Moisés, Jesus, Mohamed e Estado.

Que aula

Essa porra desse Maomé existiu mesmo?

Fico imaginando o que teria acontecido se Esaú não tivesse sua bênção usurpada por Jacó. Os israelenses iriam se chamar esauenses?

Eu já, a maioria dos comunistas, socialistas, muçulmanos e os tais "democratas" do ocidente tendem a apoiar e legitimar os terroristas da Palestina. Por outro lado, temos os conservadores, os judeus, os cristãos, principalmente cristãos pentecostais tendem a apoiar o regime de Israel. Eu baseado na história, acredito que o território foi inicialmente habitado por israelenses, mesmo com todas as guerras. Mas isso não restringe aos árabes de viver por lá, desde que vivam pacificamente.

Aí é que está o ponto X da questão,a terra é de Israel,inclusive cederam parte para a Palestina,mas eles querem todo o território,tanto que a grande maioria dos bombardeios de Israel são contra ataques a ações palestinas,tipo aquele irmão implicante que nunca vai querer paz

essa região era dos judeus até serem expulsos o que mais tem na região é estado arabe e porque não dão um pedaço pros que se denominam palestinos? o que os arabes não querem é judeus na região

Sensacional, como sempre

essa parte que Jesus Cristo é um profeta descordo! ele é conhecido como filho de Deus vivo e os judeus não acreditaram nisso! e aparte da conversão dos árabes, não foi por causa de incompetência dos cristão que não conseguiram converta os povos do oriente médio, foi por causa que toda vez que um cristão ia tenta converte um povo de lá, ele era assassinado ou expulso pelos lideres daquela terra, igualmente o quer acontecer nesses países comunistas!

Tem mais coisas ai que não da para explicar nesse curto video. Coisas de "bastidores", e sem o estudo a fundo da teológia não se explica de fato do que se trata...

Só um adendo ao video: persas (Irã) não são árabes, mas o Irã é um país muçulmano

Top!

Ninguém tem razao

A culpa é toda dos próprios palestinos, que usam sua gente como escudo contra Israel.

Tem muitos religiosos, não apenas muçulmanos, que gostam do poder. Eles podem dificultar bastante a queda do estado e se opor ao jusnaturalismo.

Minhas observações: 1. Nomenclatura: a palavra "Palestina" foi cunhada pelos romanos após a segunda revolta dos judeus. O objetivo, ao fazer alusão aos antigos (e desaparecidos) inimigos dos judeus, era tentar abalar o sentimento separatista destes. Portanto, não é correto utilizar essa nomenclatura para períodos anteriores à revolta de 135 AEC. O nome correto da região, adotado inclusive por romanos, era Judeia (terra dos judeus). O nome Palestina foi mantido apenas por ocidentais, os otomanos chamavam toda a região do Levante (incluindo Síria, Líbano e Israel) de Grande Síria. 2. As evidências da presença judaica na região de Israel não se resumem a um livro e uma estela egípcia - há toneladas de evidências arqueológicas (inclusive escritas). 3. O judaísmo é uma religião *étnica* (como a maioria delas antes do helenismo), por isso não houve grande crescimento - a religião está ligada ao povo. O cristianismo nasceu como uma religião *contra-cultural* (por isso foi perseguida pelos romanos) cujo método de propagação principal era o *proselitismo pacífico*. No segundo século ela se tornou a religião do estado e obteve a *coerção* como mais um modo de conversão de pessoas (daí o crescimento exponencial). Já o Islã nasceu como uma religião estatal, contando com a coerção como *principal* forma de conversão. Maomé foi um conquistador que usava sua nova religião como um instrumento de dominação cultural (leia sobre os judeus de Khaybar). 4. A Diáspora judaica nunca foi completa, sempre houveram judeus vivendo na Palestina, mesmo durante períodos tensos como a dominação dos cruzados (que massacravam judeus e muçulmanos). 5. A raison d'être do Mandato britânico era o estabelecimento de um "lar nacional" (supõe-se que isso quer dizer estado, eu não tenho tanta certeza) judaico na Palestina (incluindo Jordânia), segundo a Resolução de San Remo. 6. A ONU não reconheceu o estado de Israel, ela recomendou a partilha do território do Mandato a oeste do Jordão em um estado árabe e outro judeu (o lado leste os britânicos tinham dado de presente para um amiguinho hashemita que os ajudara na primeira guerra, como era costume deles fazer). Os judeus aceitaram a partilha e os árabes rejeitaram (e partiram para a guerra). Isso foi um erro meio básico. 7. Não havia "perfeita paz", não. Se não houvesse conflito, não falariam na partilha acima mencionada. Desde o início do século XX fermentava o nacionalismo em todo o mundo árabe (movimento conhecido como pan-arabismo). Uma das características do movimento era antissemitismo --> a partir da década de 1920 ocorreram vários massacres de judeus palestinos pelos árabes (por isso os judeus formaram milícias privadas como o haShomer), culminando com a conclamação de "jihad" por Haj Amin al Husseini em 1929. Em 1936 houve a Revolta Árabe, que levou à restrição de imigração de judeus para a Palestina pelas autoridades britânicas em 1939 (leia sobre o White Papers). Nesta época estava começando o Holocausto, e os britânicos estavam impedindo a entrada dos judeus e mandando eles de volta para a Europa. Sobre o Haj Amin - ele é uma figura interessantíssima, fiquei surpreso de não ouvir sobre ele no vídeo. É basicamente o pai do nacionalismo árabe-palestino e mentor do Arafat. Amiguinho do bigodinho alemão, também. Tem um livro excelente do Barry Rubin que retrata bem ele e dá um contexto muito maior para você entender o conflito ("Nazis, Islamists and the Making of the Modern Middle East"). 8. Na "Guerra de independência" de Israel apenas Jerusalém ocidental ficou com os judeus, a parte oriental ficou com a Legião Árabe da Transjordânia, que expulsou todos os judeus de suas propriedades na Judeia e Samaria e renomeou o território como "Cisjordânia" (em referência à "Transjordânia" que ficava do outro lado do rio Jordão - pronto, agora você sabe de onde veio esse nome). Jerusalém só foi unificada em 1967, após a Guerra dos Seis Dias. 9. A Haganá e o Palmach eram praticamente exércitos privados de defesa compostos por voluntários (inclusive mulheres) durante o mandato. Os britânicos eram desarmamentistas e perseguiam essas organizações, confiscando armas e prendendo gente pacífica. Após a "proclamação de independência" de Israel, a Haganá fundiu-se com o Palmach para se tornar as Forças de Defesa (Haganá) de Israel. O Irgun era uma das guerrilhas terroristas (que atacava primariamente alvos britânicos, inclusive civis) não alinhadas com a turminha socialista do Ben Gurion. 10. A solução para o conflito, como em qualquer lugar do mundo onde estados brigam e ferram a população, é o ancapistão. Você acertou em cheio. ADIÇÕES QUE ENRIQUECERIAM O VÍDEO: - Não dá para entender o conflito excluindo o pan-arabismo e o contexto dos judeus da diáspora que levou ao surgimento do sionismo moderno. O livro do Barry Rubin citado pinta com cores vivas parte deste contexto (tenho PDF dele). Outro livro bom é o "História de Israel" do Martin Gilbert. - Os judeus já estavam fazendo apropriação original do território livre na região da Palestina. Leia sobre as aliyot ("subidas", em hebraico - foram as ondas de imigração judaica). - O estado moderno de Israel foi fundado por uma das facções do Yishuv (nome dado às comunidades judaicas autônomas pré-estado) que para azar do israelenses era socialista. Haviam outros grupos, inclusive liberais clássicos e anarquistas, que foram excluídos na ponta de baioneta por BG e sua turminha de parasitas. Para uma perspectiva libertária de Israel, leia o artigo do Prof. Walter Block - https://thejewishlibertarian.com/2016/07/06/at-long-last-a-defense-of-israel-against-rothbard/ Dá para fazer download do PDF nesse blog. Pronto. Não consegui me segurar e escrevi um livro. Agradeço quem teve coragem de ler até o final.

Os judeus são ricos então possuem mais recursos nunca seriam invadidos pois poderiam montar um exército e contratar terroristas e mercenários pra lhes defenderem.

Os judeus são os mais ricos do planeta falo em quantidade de milionários , fazendo com que cobrassem os judeus que vivem na Europa e USA a pressionar os americanos e a união européia socialista não haveria dissolução desse estado sionista pois se até Trump é judeu isso nunca vai acontecer.

Essa discussão só é feita por países que se curvam a Israel, e no geral sabemos que é um país que comete os maiores crimes de guerra, desde escravidão, estupro e assassinato de crianças. No mais, BDS tá aí pra mostrar a verdade.

Solução seria criar um Estado Neutro onde ambas as parte possam fica no mesmo espaço.

Vc tem as fontes de onde tirou o video?? Queria me aprofundar em algumas coisas

O negócio mesmo é reconquistar Jerusalém

Que vídeo sensacional! Isso tem que ser passado em aulas de história sobre o assunto. Parabéns.

*CORREÇÃO* 18:35 - não são 14 séculos de domínio muçulmano? 20-6=14

Então, Israel está "certo"?

Ué! Se você fala da história do ponto do reinado de Ramsés do Egito. Esqueceu dos cananeus e jibeaonitas que já estavam naquelas terras.

Muito bom. Parabéns pelas informações

Nenhum dos 2 presta

Jesus não é profeta então não importa

Ferir a língua portuguesa fere o PNA? Exemplo no texto da descrição: "a muito o tempo". O que correto é: "há muito tempo".

Ateus

Muito bom

Lil Jay c

Parabéns pelo Canal e Conteúdo. A Grande Mídia Mostra Somente os Palestinos Como Vilões. Na reslidade os Palestianos Foram e São Expulsos de seu Próprio Território. ...e Pasmem Não São Reconhecidos Como País.

Na lógica se a terra é sua vc precisa defender a sua propriedade na primeira oportunidade q tiver. Se alguém invadir a sua propriedade e vc n reclamar na justiça por um determinado período de tempo, isso caracteriza-se abandono. Imagine uma situação hipotética por exemplo q vc esqueceu o seu celular em algum lugar, chegou em casa e percebeu q tava sem sem ele. Nesse momento vc tem a chance de pegar um outro telefone e realizar uma chamada pra alguém q por algum motivo tenho pego o seu celular, n importando o motivo. A pessoa q achou o celular perdido guardou o celular com a boa vontade de esperar a ligação do proprietário, porém vc por algum motivo seu resolve n reclamar a propriedade do bem. Dessa forma o tempo vai passando, e já q ngm reclama a propriedade, a pessoa q achou o celular começa a ultiliza-lo, ja q o proprietário original abandonou o bem. É um direito natural do ser humano abandonar algum bem. Se vc seguir essa lógica de q a proteção e a reclamação da propriedade é irrelevante, vc infringe no direito natural do ser humano de abandonar algum bem, e se eu me desfiz de algo, eu n sou mais proprietário daquele bem. Tem um vídeo do Peter explicando isso

Baita vídeo, Peter! Parabéns.

KRAV MAGA, KRAV MAGA

velho, esse estudo ta um pouco furado, nao curti muito, israel tem muito mais tempo, nossa, desde o reinado de davi, até antes, gente, que isso, ate a babilonia levar eles cativos por volta do ano 600, depois o imperio persa trouxe eles de volta , eles ficaram a maior parte do tempo no territorio, fala serio

que vídeo foda, parabéns

Other news